Solos Culturais

Solos Culturais

Guia Cultural de Favelas

jovens de favelas cultivando saberes e transformando a cidade.

09/11/2012 | Notícias / Solos Culturais / Complexo do Alemão

Solistas do Alemão visitam o Arquivo Nacional

Solistas do Complexo do Alemão no Arquivo Nacional Solistas do Complexo do Alemão no Arquivo Nacional

Por Gabriela Rivera e Nathalia Menezes

Esse mês fomos ao Arquivo Nacional. A visita foi esclarecedora para todos os solistas presentes. Lá estão guardados, além de documentos e procurações, certidões de nascimento de pessoas que nasceram até os anos 60.

O acervo de imagens em movimento possui expressivos registros da história e da cultura brasileira. Fazem parte do acervo: cinejornais, documentários, obras de ficção, filmes publicitários, recortes de filmes que sofreram censura etc.

Dentre os fundos e coleções, encontram-se a Presidência da República, a Agência Nacional e César Nunes Produções Cinematográficas.

Também estão depositadas, em regime de comodato, obras de importantes cineastas brasileiros. Dentre os acervos públicos e privados, se dispõem de cerca de 33 mil títulos, nos mais diversos suportes.

Durante a visita e os descobrimentos a respeito dos estudos dos Acervos houve um pequeno debate entre os solistas, onde surgiram muitas ideias para globalizar a nossa comunidade.

Achamos tudo muito interessante – a documentação produzida durante a ditadura, assim como o que foi produzido por veículos da imprensa e pelas organizações que se dedicavam a combatê-la. É um ótimo acervo para estudos e curiosidades.

Compartilhe
Comentários (0)