Solos Culturais

Solos Culturais

Guia Cultural de Favelas

jovens de favelas cultivando saberes e transformando a cidade.

15/07/2015 | Solos Culturais / Todos os territórios

Saiu a lista de selecionados para o Gambiarra Favela.Tech!

Crédito: Random Gambièrre Machine. Coletivo Gambiologia/2011 Crédito: Random Gambièrre Machine. Coletivo Gambiologia/2011

O Gambiarra Favela.Tech é um programa de imersão em novas tecnologias para jovens de favelas e outros territórios populares. Durante dez dias vamos nos apropriar de ferramentas e técnicas do design, eletrônica, robótica, programação de computadores, assim como de artesanato, artefatos manuais e gambiarras de todos os tipos, juntando a “alta” com a “baixa” tecnologia.

Além da experiência prática, nossa metodologia para a sensibilização ao ensino de novas (e velhas) tecnologias se baseia na exibição e apresentação de experiências locais relevantes, visitas a lixo eletrônico, passeios de observação e na criação em grupo. Esperamos que a residência seja a materialização prática de conhecimentos mais teóricos e questionamento estético e crítico, que podem chegar à criação de “instalações-criativas” ou projetos mais conceituais e artísticos.

O Gambiarra Favela.Tech é mais um projeto do Solos Culturais,  o primeiro com ênfase na tecnologia que surgiu a partir de uma parceria incrível com o Olabi Makerspace. Nosso foco é no processo de troca. Assim, esperamos que sejam construídas novas narrativas pessoais, tecidas a partir de nosso potencial como produtores de tecnologia, cultura e de conteúdos para a transformação de nossas realidades.

Os selecionados para a residência foram:

Ana Moura
Arthures Silva Garcia
Carlos Renato F. Baracho
Carlos Roberto
Davi Leite
Lucas Mota
Luiz Santos
Pamella Magno
Rafaela Carvalho
Thamyra Thamara
Silvana Marcelina dos Santos
Valnei Santos

Para ficar por dentro do que vai rolar durante a residência nos acompanhe aqui no site e pelo facebook: https://www.facebook.com/SolosCulturais

E para conhecer melhor o Olabi acesse: http://olabi.co/

Compartilhe
Comentários (0)