Solos Culturais

Solos Culturais

Guia Cultural de Favelas

jovens de favelas cultivando saberes e transformando a cidade.

11/03/2014 | Solos Culturais / Todos os territórios

Guia Cultural de Favelas – Pré-Encontro da Equipe

10003994_4147477260612_249910167_n

Por Nalui Mahin e Andressa Lacerda

No dia 10/03, aconteceu um encontro da equipe de produção e comunicação do Guia Cultural de Favelas com os jovens que participarão do projeto. Apresentamos o principal objetivo: construir, por nós mesmos, atores culturais sociais, um mapa online colaborativo – uma plataforma que terá conteúdos multimídias informativos sobre os pontos culturais de seis favelas cariocas em que esses mesmos jovens atuaram nos anos de 2012 e 2013, como pesquisadores culturais.

Nesse primeiro encontro, rolou apresentação do organograma e do cronograma do projeto, a afirmação da vontade e do compromisso de todos e a troca dos anseios e desejos pra que todo o trabalho seja coletivo e prazeroso. Dessa forma, as redes entre as equipes de cada território (Alemão, Cidade de Deus, Manguinhos, Maré, Penha e Rocinha), se reconhecem, se fortalecem entre si e têm mais oportunidades de intercambiar práticas culturais.

Os jovens trocarão conhecimentos com profissionais, com oficinas de entrevista e produção executiva em vídeo, mapeamento cultural afetivo, produção de set de filmagem, desenho de som para vídeo digital, comunicação, produção de texto para web, fotografia, dentre outras oficinas, práticas e teóricas, bem como as implicações dos territórios na/da cidade, sua construção política e estética.

Esse foi o ponto de partida de um projeto que além de dar visibilidade às diferentes culturas de áreas periféricas da cidade, tende a se expandir, ocupar outros espaços e difundir ações colaborativas.

turma Guia Cultural

Compartilhe
Comentários (0)