Solos Culturais

Solos Culturais

Guia Cultural de Favelas

jovens de favelas cultivando saberes e transformando a cidade.

01/02/2013 | Solos Culturais / Cidade de Deus

Pense dentro da caixa

pensedentro


Por Richard Azevedo

Desde a tomada de uma providência após a morte de Antônio Conselheiro até a ocupação de unidades de pacificação policial a favela tem sido ignorada por uns e mistificada por outros. Ignorada pelo povo que tem medo, tem medo por ver e ouvir pela mídia, que a mistifica, que diz que a favela é só violência, pobreza.

Mal vistas e mal faladas as comunidades são mais do que dizem delas, são riquezas de cultura encobertas de preconceito, são berços de artistas, poetas, cantores e apesar de diferentes do que é aceito pela sociedade, são iguais a qualquer outro lugar – cheias de altos e baixos, de bons e ruins, de sins e de nãos, cheias de gente como qualquer outra gente.

Pensando nisso, quem mora na favela, quem a vive e sente – de Bezerra da Silva à nós, do Solos Culturais Cidade de Deus- se expressa, cada um de sua forma, para chamar a atenção daqueles que apenas conhece a favela de ouvir e falar.  “Pense dentro da caixa” é isso: é mostrar as comunidades do ponto de vista de quem vive nelas.

Na quinta-feira, 07/02, todos que passarem pela estação Central do Brasil terão a oportunidade de conhecer, de dentro da caixa, a favela pela perspectivade seus moradores.

 

Compartilhe
Comentários (0)