Solos Culturais

Solos Culturais

Guia Cultural de Favelas

jovens de favelas cultivando saberes e transformando a cidade.

26/08/2014 | Solos Culturais / Todos os territórios

Lançamento do Guia Cultural de Favelas

topo_fb

No próximo dia 29 será lançado o Guia Cultural de Favelas! Inicialmente o mapa será lançado com algumas práticas mapeadas em seis favelas cariocas: Manguinhos, Rocinha, Cidade de Deus, Alemão, Penha e Maré. Após o lançamento a ideia é que diversas práticas de todas as favelas sejam acrescentadas, já que é colaborativo e conta com a possibilidade de que qualquer grupo, coletivo, instituição ou indivíduo possa se incluir e marcar sua prática ou iniciativa no mapa.

A produção do Guia foi resultado de um trabalho entre a equipe do coletivo de arte e território do Observatório de Favelas e 40 jovens, moradores de favelas do Rio de Janeiro, no escopo do Programa Favela Criativa. A maior parte desses jovens já havia passado por um processo de formação em produção cultural e pesquisa em cultura por meio do projeto Solos Culturais nos anos de 2012 e 2013. Também com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, durante o Solos mais de quinhentos pontos culturais em favelas da cidade foram mapeados.

Durante esse ano de 2014, os jovens que retomaram as atividades contaram com uma ampliação da formação, voltada mais especificamente para a ferramenta do Guia. Primeiramente participaram de oficinas de produção de vídeo documentário, comunicação para web, fotografia digital, mapeamento e cultura. Depois voltaram aos pontos selecionados, produzindo o material multimídia que compõe a plataforma.

O Guia se apresenta como potência cultural e política de resistência, inclusão, pertencimento e empoderamento dos sujeitos na cidade. Com textos, fotos e vídeos, a plataforma revela lugares de vivência material da cultura e de experiências concretas de cotidiano. O mapa é mais uma ferramenta na disputa por um conceito de cidade mais democrática e justa empreendida pelos vários parceiros envolvidos na execução do projeto.

O lançamento do Guia Cultural de Favelas será no dia 29 de agosto de 2014, sexta feira, às 18h no Observatório de Favelas que fica na rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré. O evento é aberto ao público para a exibição da ferramenta finalizada e contará com atrações de iniciativas que já estão incluídas no mapa. Estão todos convidados!

Para mais informações, acesse:

http://www.solosculturais.org.br

https://www.facebook.com/SolosCulturais

https://twitter.com/solosculturais

http://www.favelacriativa.rj.gov.br/

https://www.facebook.com/favelacriativa?fref=ts

Compartilhe
Comentários (0)