Solos Culturais

Solos Culturais

Guia Cultural de Favelas

jovens de favelas cultivando saberes e transformando a cidade.

18/06/2014 | Solos Culturais / Todos os territórios

Imersão do Guia Cultural de Favelas

Foto: David Marcos Foto: David Marcos

Por Nalui Mahin

Sábado passado, no Observatório de Favelas, o dia foi dedicado a Imersão do Guia Cultural de Favelas. A equipe de produção foi reunida para refletir sobre o processo de construção, manutenção e disseminação do projeto. As perguntas que orientaram as discussões durante a Imersão foram: “O que é o guia ?”, “O que temos entendido como produção cultural?”, “Qual é a força que esse trabalho pode ter?” e “Ele (o guia) transforma o território dessas práticas?”

Essas perguntas conduziram as reflexões e reavaliações dos produtores culturais do Guia em conjunto com direção do Observatório de Favelas.

Entre os muitos pontos em debate, foram feitas observações relacionadas a dinâmica de produção de conteúdo de cada grupo, aos  impactos do Guia Cultural de Favelas como um instrumento de transformação dos territórios que estão sendo mapeados e a forma como o processo de construção do Guia tem impactado a vida dos jovens produtores.

O mapa colaborativo do Guia Cultural de Favelas é uma ferramenta política, que não tem apenas o objetivo de dar visibilidade para atividades culturais que não estão nos mapas oficiais da cidade. O projeto visa, também, facilitar a inserção de áreas estigmatizadas na disputa por maior atenção e investimento do poder público.

 

Compartilhe
Comentários (0)